Home / Cidades / 1ª Conferência Municipal da Saúde da Mulher começa amanhã a etapa preparatória
.

1ª Conferência Municipal da Saúde da Mulher começa amanhã a etapa preparatória

 

Conferência tem como eixo central Saúde das mulheres: desafios para a integralidade com equidade

A melhoria no atendimento às mulheres, usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS), será discutida durante a realização da 1ª Conferência Municipal da Saúde da Mulher de Goiânia – 1ª CMSMu. Etapa preparatória começa nesta terça-feira, 11, a partir das 14 horas, no auditório do Ministério da Saúde, Setor Sul, com levantamento de carências da atenção secundária.

Posteriormente, ocorrerá o mesmo com a atenção primária e terciária. O resultado, levado às instâncias estadual e federal, possibilitará destinação de verba do Ministério da Saúde para suprir carências e dar resolutividade às demandas do município, além das cidades e estados pactuados com a Capital.

A atenção secundária é formada por serviços especializados em ambulatórios e hospitais com recursos tecnológicos intermediários entre a atenção primária e terciária, também conhecido como procedimentos de alta complexidade. Esse nível compreende serviços médicos com especialistas e de urgência e emergência. Para a enfermeira Ângela Bete Severino, da comissão responsável pela etapa municipal, um exemplo de atendimento comum às mulheres, nesta área, é a demanda por mastologista.

A primeira etapa preparatória da 1ª CMSMu contará com a presença da presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Joana Mendes, e da secretária municipal de Saúde, Fátima Mrue. Elas farão abertura do encontro. Em seguida, haverá duas palestras: a primeira com a enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Maria Luiza Oliveira, que falará sobre as demandas da saúde da mulher em Goiânia; e a segunda com a psicóloga da SMS, Cida Alves, que explanará o tema violência à mulher em Goiânia. As outras etapas, terciária e primária, serão debatidas nos dias 25 de abril e 4 de maio, respectivamente.

De acordo com a resolução nº 538 do CMS, o tema central da conferência, que orientará as discussões nas diferentes etapas da sua realização, será Saúde das Mulheres: desafios para a integralidade com equidade.

Tema/eixos
O eixo principal da 1ª CMSMu: Implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres. Os eixos temáticos:

I – O papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres;
II – O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres.
III – Vulnerabilidades e equidade na vida e na saúde das mulheres
IV – Políticas públicas para as mulheres e a participação social.

Veja Também

Secretaria de Governo tem novo titular

  A mudança de secretário ocorre pouco menos de três meses antes do término da ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *