Home / Notícias / Economia nos gastos e retorno de projetos marcam ações da Comurg
.

Economia nos gastos e retorno de projetos marcam ações da Comurg

Mais de R$ 16 milhões já foram reduzidos na folha de pagamento do órgão e trabalhos rotineiros da pasta foram intensificados

A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) apresenta, nesta nova gestão do prefeito Iris Rezende, resultados positivos no equilíbrio das despesas e melhoria nos serviços prestados aos moradores de Goiânia. Uma das medidas de economia pode ser vista no gasto com o pessoal: mais de R$ 16 milhões já foram reduzidos na folha de pagamento e a expectativa, de acordo com o presidente da Companhia, Denes Pereira, é seguir economizando.

A atividade operacional recebeu nova metodologia com a implantação de quatro Pontos Operacionais (POPs) da Companhia, que serão responsáveis por todas as atividades de limpeza em toda a cidade. As unidades foram divididas por regiões: Norte, Sul, Leste e Oeste com intuído de melhorar a qualidade dos serviços prestados, bem como, garantir fluidez nas ações e promover contenção de gastos.

Quantitativo registrado pela Comurg indica que já foram recolhidas 90 mil toneladas de lixo orgânico, 70 mil toneladas de entulhos e galhadas das áreas públicas, 234 praças tiveram os equipamentos e jardins revitalizados, 85 mil mudas de plantas ornamentais produzidas, dentre outros serviços. Reforçando os trabalhos de limpeza, o órgão promove, desde fevereiro, uma frente de serviço para limpar os 29 córregos que passam no perímetro urbano da cidade. Em um mês, uma equipe de 50 pessoas fez a roçagem e limpeza de mais de 300 mil metros quadrados de margens.

Os córregos Palmito, entre os setores Jardim Novo Mundo, Vila Romana e Vila Bandeirantes; Capim Puba, nos setores Aeroporto, Funcionários, Marechal Rodon e Norte Ferroviário; Vaca Brava, entre o Bueno e a Vila Americano do Brasil; Botafogo, no Setor Pedro Ludovico, Vila Redenção, Jardim Goiás, Vila Viana, Norte Ferroviário até o Crimeia Leste; Padre Bernardo e Cascavel, entre os bairros Cidade Jardim, Vila Aurora, Jardim Atlântico, Jardim América, Vila Santa Efigênia, Sol Nascente, Aeroviário e São José, tiveram 100% das suas margens roçadas e limpas.

Outras equipes fazem a limpeza dos quatro cemitérios municipais. Parque, Santana, Vale da Paz e Jardim da Saudade recebem a roçagem do mato, capina da grama, varrição, rastelação, remoção de lixo e entulho. A ação tem como foco as áreas comuns das unidades.

Já com relação a limpeza dos lotes particulares, a Comurg iniciou a limpeza daqueles que não foram devidamente roçados, limpos e drenados pelos proprietários. Estes terrenos já foram vistoriados e autuados e os proprietários multados pelos fiscais da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma).

A Companhia também realiza pequenos mutirões de limpeza aos finais de semana. Desde março, seis edições foram realizadas. Trabalhos percorreram os setores Sul, Parque Atheneu, Vila Redenção, Leste Universitário, Parque Amazônia e Marginal Botafogo.

O titular da pasta, Denes Pereira, e toda diretoria da Comurg trabalham diuturnamente para aumentar a eficiência do órgão no atendimento às demandas da cidade. ‘Todas as ações que nos propusemos a executar estão sendo feitas com muita transparência, dedicação e compromisso’, afirmou Denes Pereira.

Retorno de projetos
A coleta dos Resíduos Sólidos dos Serviços de Saúde (RSSS) é uma das atividades da Comurg que já foi retomada. O órgão firmou contrato com empresa especializada para fazer a coleta, transporte e tratamento dos RSSS que se encontravam no galpão do Aterro Sanitário da Capital. Cerca de 250 toneladas de resíduos estavam armazenados lá. Hoje, a situação está normalizada.

Outra medida adotada pela Comurg ainda no início do ano foi a retomada do serviço do Cata-Treco, que estava paralisada desde o ano passado. Mais de mil ordens de serviços foram atendidas e, hoje, o Cata treco está em pleno funcionamento. A média de atendimento é de 40 solicitações.

Veja Também

Governador vistoria obra do Hospital do Servidor Público

 Primeiros atendimentos deverão acontecer no segundo semestre deste ano  O governador Marconi Perillo vistoriou, hoje, ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *