Home / Política / Peemedebistas querem definição logo de Iris para conter ‘avanço’ de adversários
.

Peemedebistas querem definição logo de Iris para conter ‘avanço’ de adversários

Iris-RezendeVisto em geral como favorito na disputa pela prefeitura de Goiânia, o ex-governador e ex-prefeito Iris Rezende (PMDB) estava em sua fazenda enquanto os potenciais adversários corriam para garantir o nome na disputa ou para já montar alianças.

Sua volta ao cenário – conversas e articulações –, como informa a coluna Giro (O Popular) desta segunda, 14, assinada pelo jornalista Eduardo Sartorato, levanta questões variadas.

A que mais movimenta os bastidores tem a ver com uma possível decisão de não entrar na disputa este ano. Ninguém acredita que ele desistirá de fato. O momento de sua definição é que realmente interessa. E isso mexe inclusive com seus aliados.

Nesta reta final de possibilidade de trocas partidárias e de filiações, peemedebistas ouvidos pelo PautaGoiás contam gostariam de ouvir do líder o “sim”. Isso, segundo eles, que se ocupam da formatação da provável campanha, ajudaria a acelerar conversações com partidos pequenos.

O silêncio de Iris estaria dando fôlego aos adversários, que jogam pesado para formar chapas competitivas. Principalmente agora que alguns nomes estão motivados, após indefinição interna. Entre eles, Giuseppe Vecci (PSDB), Francisco Júnior (PSD), Luiz Bittencourt (PTB) e Vanderlan Cardoso (PSB).

Em outras eleições, Iris adiou ao máximo o anúncio de sua candidatura. Com paciência e muita conversa, foi levando todos, companheiros ou não, até quando quis.

E, estrategicamente, usou a dúvida como combustível exatamente para alimentar a candidatura no noticiário. Fará diferente agora?

***

A nota do Giro:

Iris volta a Goiânia com a missão de definir candidatura à Prefeitura

O ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende (PMDB) terá, a partir de hoje, a incumbência de decidir, de uma vez por todas, o seu projeto ao Paço Municipal. Após algumas semanas em sua fazenda no Mato Grosso, o peemedebista voltará a dar expediente em seu escritório político na capital. A análise interna é que Iris precisa anunciar logo os seus planos eleitorais para não perder espaço. Vale lembrar que termina nesta semana a janela de troca partidária e, no fim do mês, o prazo de filiação. Vereadores e lideranças que pensam em se candidatar pelo PMDB estão parados, esperando um sinal mais claro sobre o projeto de Iris. Isso porque, se Iris for candidato, o cenário é de fortalecimento do partido, com filiações e uma forte chapa para a Câmara Municipal. Se não for, muitos devem procurar outros partidos e o PMDB ainda deve perder vereadores. Ou seja, quanto mais o ex-prefeito demorar a oficializar a sua provável candidatura, mais o seu projeto corre o risco de perder importantes aliados e, consequentemente, se enfraquecer.

Para ler a coluna completa, clique aqui (assinante)

Veja Também

Tião Caroço diz que não vai fazer oposição raivosa na gestão de Caiado

  Deputado estadual eleito pretende articular suas ações na assembleia de acordo com o que ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *