Home / Jogo Político / Grupo do PTB se deteriora e Jaraguá tem hoje sete pré-candidatos a prefeito
.

Grupo do PTB se deteriora e Jaraguá tem hoje sete pré-candidatos a prefeito

JaraguáSe nas eleições de 2012, apenas duas candidaturas se apresentaram para o eleitorado jaraguense, para o pleito deste ano, cerca de 7 candidatos poderão disputar a prefeitura.

Nas eleições passadas, a coligação vitoriosa do prefeito Ival Avelar (PTB) reuniu 16 legendas e derrotou a frente oposicionista, de Zilomar, formada por 9 partidos.

Hoje, porém, o chamado grupo do PTB, que governa a cidade há 12 anos, não tem nenhum pré-candidato a prefeito, uma vez que Lineu Olímpio deverá reassumir a qualquer momento a presidência da Conab, no governo interino de Michel Temer (PMDB), por indicação do Deputado Federal Jovair Arantes (PTB).

A notícia dada na semana passada por Jovair sobre o retorno de Lineu à Conab,  acabou com as especulações em torno de sua candidatura. Era dada como certa uma aglutinação de 7 partidos em torno do nome do ex-prefeito (PTB, PR, PTN, PV, DEM, PSC e PMB) . Sem Lineu, e com o prefeito Ival Avelar já definido fora da disputa eleitoral, a hegemonia petebista se desidrata a cada dia no município.

Por conta disso, o PTB já perdeu vereadores e partidos aliados para o grupo de Guilherme Fayad (PSD). Além disso, outras lideranças afirmam que vão apoiar uma possível candidatura de Zilomar da Código Z (PSDB). Há ainda uma debandada de lideranças para o grupo de Eduardo Li (PMDB).

E diante desse cenário, Nilvan Braz (DEM), tenta arregimentar apoio do grupo petebista em torno de sua pré-candidatura. Pelo lado do PMDB, uma das maiores dificuldades da pré-candidatura de Eduardo do LÍ será reunir partidos para formar uma aliança que possa ter uma forte chapa para vereador. Hoje o PMDB está isolado. Para ter alguma chance, dependerá do apoio do PTB.

Antes do anúncio da desistência de Lineu, o empresário Guilherme Fayad contabilizava 8 partidos em torno de sua pré-candidatura (PHS, PSDC, PRB, PRP, PEN, PROS e PTC, além do PSD, que ele dirige na cidade). O PSD ainda pode conquistar o apoio do PPS. Entretanto, após sofrer intervenção federal no PT do B, Wilmar Padre se filiou ao PROS e tenta viabilizar candidatura própria, podendo tirar o partido dessa aliança.

Se no pleito anterior, o tucano Zilomar conseguiu formar uma frente com 9 partidos, agora ele tem como certo o apoio de apenas quatro legendas: PSDB, PSL, PP e PSB, podendo contar ainda com o apoio do PDT e, quem sabe, até do próprio PT do B.

Outros nomes cotados a pleitearem o Palácio do Sol, são Sales Cristiano (PCdoB) e o advogado e empresário Biracy Camargo (PRTB). Por enquanto, não se conhece ainda as posições do PT, PMN, PPL e PSOL quanto ao pleito de outubro.

Veja Também

EM CERES, CHAPA TUCANO-SOCIALISTA É A PRIMEIRA ALIANÇA PARTIDÁRIA DEFINIDA PARA AS ELEIÇÕES 2016

No município de Ceres, que fica na região do Vale do São Patrício, já foi ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *