Home / Política / Após povo nas ruas, jogo político em Brasília decidirá destino de Dilma e País
.

Após povo nas ruas, jogo político em Brasília decidirá destino de Dilma e País

Vassil Oliveira

ec7c334a-eaf2-4dad-8a2d-7033ae131adbNo domingo, 13, a elite foi às ruas (Datafolha: Protesto cresce, mas manifestante mantém perfil de alta renda) e o chamado povão ficou em casa. Sem a classe média e com as camadas mais pobres desmotivadas para defender o governo de Dilma Rousseff, o PT perde mais da pouca força que ainda tem para enfrentar a onda do impeachment.

Mas o que vai decidir mesmo o destino do País são as articulações em curso no Congresso. E, agora, em Curitiba, já que o juiz da Lava Jata, Sérgio Moro, produziu fato político no domingo, ao mandar email a uma jornalista da Globo recomendando que “a voz das ruas” seja ouvida.

O PMDB se movimenta para tentar fazer do seu presidente, vice de Dilma, Michel Temer, o primeiro ministro de um semiparlamentarismo a ser criado às pressas. No sábado, decidiu que em um mês anuncia se fica ou sai em definitivo do governo.

O PSDB aposta no afastamento imediato da presidente e de Temer, talvez com posse de Aécio Neves, segundo colocado na disputa de 2014 – embora Aécio tenha sido vaiado na manifestação de domingo, junto com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

Outros partidos aguardam, em clara movimentação bastidores. Ou conspiram, ou temem as consequências da queda da presidente, ou dos desdobramentos da Lava Jato.

De prático, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, corre para colocar o impeachment na pauta antes que possa ser preso no rastro da Operação Lava Jato.

O PT faz as contas e arma estratégias. A do momento é a presença de Lula no governo como ministro, e não mais para se salvas de Moro. A esperança é de que ele lá, salve o governo da derrocada final. Fazendo o quê? O que Dilma não sabe fazer: política.

Sem isso, a economia não anda. Andar para onde, em um País sem rumo?

Veja Também

Governador José Eliton lança o Embarque Seguro, anuncia promoções na PM e concurso para delegados

Ações implantadas pelo governador José Eliton visam proporcionar mais segurança no transporte coletivo. Principais terminais ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *