Home / Estado / Prefeitos atendem a critérios técnicos para firmar convênios
.

Prefeitos atendem a critérios técnicos para firmar convênios

 

Após audiência com o vice-governador José Eliton, gestores municipais se reúnem com técnicos da Secretaria de Governo,  para acertar critérios na elaboração da parceria com o governo goiano. Além de documentos e certidões, municípios se obrigam à contrapartida de 1% do total a ser liberado pelo tesouro estadual

O vice-governador José Eliton deu sequência nesta terça-feira (21/03) à agenda de reuniões com prefeitos para definição de onde recursos oriundos de convênios serão empregados nos municípios. Os gestores, após audiência, conversam com técnicos da Secretaria de Governo,  para discutir critérios. Além do atendimento à apresentação de uma série de documentos e certidões de adimplência, municípios se obrigam à contrapartida de 1% do total a ser liberado pelo tesouro estadual e prestação de contas acerca de todo o processo de implementação das obras e utilização dos recursos.

Os 10 prefeitos recebidos por José Eliton discutiram quais obras serão prioridades nos municípios que, em breve, receberão recursos do Estado. Os gestores avaliaram a iniciativa do governo como inovadora e importante para ajudar os munícipes a enfrentarem a crise pela qual o país passa. A maioria segue priorizando obras de infraestrutura.

Em Aruanã, município turístico na região Noroeste do Estado, o prefeito Hermano de Carvalho optou por investir os recursos em obras de asfalto em uma área que será destinada para investimento imobiliário. “A iniciativa é excelente, Aruanã e todo Vale do Araguaia está contente em saber que existe esse dinamismo dentro da política de Goiás”, avaliou.

 Asfalto e recapeamento urbano também são as prioridades do prefeito Anatair Santana, de Morro Agudo de Goiás. O gestor disse que o investimento do governo vem “de encontro com muita necessidade dos municípios” e acredita que a forma como a verba está sendo repassada dá autonomia aos prefeitos utilizarem de uma forma mais econômica, o que pode gerar mais benefícios para a população.

 O município de Jussara, com cerca de 19 mil habitantes, terá diversas obras para atender às demandas da população. O prefeito Wilson dos Santos escolheu reformar o hospital municipal, construir uma praça, asfaltar algumas ruas e ainda reformar a sede da prefeitura. Segundo ele, a arrecadação municipal ainda é baixa e os custos são altos, o que inviabiliza o investimento em obras. “Parabenizo toda a equipe do governo e agradeço pelo empenho em atender os prefeitos”, afirmou.

 Mozarlândia, sob a gestão do prefeito Adalberto da Pax, usará a verba para readequar uma escola municipal que ainda é de placas, reforma do hospital municipal, além de recapear algumas ruas da cidade. “Recebemos esses recursos com grande satisfação e até surpresa diante do momento de crise como está. Goiás realmente é competitivo e sabemos que o Estado depende da ação dos prefeitos e nós dependemos do governo”, ressaltou.

 O prefeito Eurípedes Potenciano, de Itaguaru, usará o recurso destinado ao seu município na infraestrutura de um loteamento público. Segundo Eurípedes, são 500 lotes que receberão obras de água, energia elétrica e, posteriormente, asfalto para abrigar famílias carentes. O prefeito ainda acrescentou que a intenção é construir 200 moradias populares e o restante do loteamento será doação. “Essa iniciativa mostra mais uma vez o espírito municipalista do governo, haja vista que as cidades hoje têm grande dificuldade de investimento”, agradeceu pela acolhida aos prefeitos.

O prefeito de Itaguari, Adelino Souza Aquino, afirma que o asfalto será utilizado para recapear dois bairros. “Serão recuperados 30% do município ou 40 mil metros quadrados”, resume. Em Terezópolis de Goiás, o prefeito Francisco Alves Júnior, o Juninho, afirma que serão duas frentes de serviço: na construção de 164 casas e na pavimentação asfáltica em dois novos bairros. “O vice-governador mostra afinidade com os municípios, uma ação visionária para Goiás”, comemora o prefeito.

 Em Aloândia, na região Sul do Estado, Sinomar José do Carmo, o Prainha, comemora o recapeamento no Bairro Augusto Ivo. “Será asfalto novo, antiga demanda da população”, conta o prefeito.

 A prefeita Claudia Valéria Araújo, de Matrinchã, elogia a “presteza e sensibilidade” do governador Marconi Perillo e do vice-governador José Eliton. De acordo com ela, esta ação demonstra na prática, o municipalismo do governo. “Iremos celebrar os convênios com a construção de novo asfalto e o recapeamento de vias importantes do município. Por fim, o prefeito de Gameleira de Goiás, Wilson Tavares Júnior, afirma que os convênios serão celebrados com o recapeamento em todo o município.

 

Veja Também

José Eliton lança programa para a Pessoa com Deficiência e Carteira de Identificação do Autista

“Pela primeira vez, nosso estado cria condição efetiva de participação das entidades. Isso nos dá ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *