Home / Culture-se / Quilombolas de Uruaçu
.

Quilombolas de Uruaçu

img_2572Os quilombos que antes serviam de refúgio para os escravos, hoje são motivo de orgulho para aqueles que trazem no sangue a descendência de um povo tão bravo e determinado, que conseguiu sobreviver a atrocidades sobre-humanas. O sofrimento era calado pelos batuques no tambor, a dor, pelas histórias de superação, a agonia pelo amor trago nas mãos calejadas que só conheceram o trabalho árduo.

A cede da associação da comunidade Quilombola João Borges Vieira, cedida pela prefeitura, serve de estrutura para os inúmeros projetos e conquistas dos Quilombolas locais. Mulheres e jovens Quilombolas que hoje confeccionam artes dos mais diversos tipos, graças ao patrocínio da Anglo American que ao encontrar Domingas, atual presidente da associação, vendendo Marias Negras, apelido carinhoso dado as bonecas que vendia, decidiram ajudar.

Os itens comercializados  pela comunidade variam entre turbantes, chaveiros, bonecas, camisas, artesanato em biscuit, etc… Os produtos são marcantes pelas cores preto, vermelho e marrom, cores que possibilitam reconhecer os produtos da comunidade Quilombola aumentando assim sua valorização.

Poucas comunidades são reconhecidas por Palmares, é necessário reunir provas de descendência a serem avaliadas e só então, caso aprovadas, recebem o certificado expedido pela Fundação Cultural, um dos maiores motivos para o orgulho da comunidade de Uruaçu, que tão merecidamente representam os quilombolas locais.

Veja Também

Cantor Lenine abre hoje o Canto da Primavera em Pirenópolis

Com mais de 30 atrações goianas, começa nesta quinta-feira (20) a 17ª edição do Canto ...

2 Comentários

  1. Na minha sede por conhecimento , gostaria de saber o endereço da Sede desta Associação ? Cede pra mim , por favor ! Pois a agonia que tenho trazido por não sabê – lo é sub – humano !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *