Home / Cidades / Segunda edição do Hugol na Comunidade teve mais de 4 mil procedimentos
.

Segunda edição do Hugol na Comunidade teve mais de 4 mil procedimentos

 

A segunda edição do Hugol na Comunidade, evento de responsabilidade social, saúde, cidadania e diversão do Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira realizado neste sábado, dia 8 de abril, no Colégio Estadual Robinho Martins de Azevedo, realizou 4.610 procedimentos, dentre 1.939 orientações e exames de saúde, 957 participações nas atividades de entretenimento, 623 serviços e esclarecimentos de cidadania, 255 atendimentos de estética e 836 motoristas orientados na blitz sobre acidentes de trânsito.

Em pesquisa desenvolvida com os participantes do evento, foi constatado índice de satisfação de 99%, considerando os que avaliaram o hospital na Comunidade como “ótimo” e “bom”. A pesquisa também questionou as atividades que os moradores mais gostaram, sendo as três primeiras: HiperDia – aferição de pressão arterial e teste de glicemia (29%), avaliação nutricional (11%) e entretenimento (10%).

“Verifiquei minha glicose e fiz o Passaporte do Idoso. Soube do evento no ônibus e adorei ter vindo, foi ótimo”, comentou Shirley Aparecida do Nascimento, moradora do Bairro Petrópolis. A moradora do Jardim Nova Esperança Maria Luzia Jacinto foi ao Hugol na Comunidade buscando aferir sua pressão arterial, pois estava com mal-estar em casa. Após os resultados, verificou que sua pressão estava normal e participou das demais atividades.

Na área da saúde foram ofertadas ações de aferição de pressão arterial, testes de glicemia, HIV e hepatites B e C, vacinação para adultos (hepatite B, dupla adulto, tríplice viral e febre amarela), orientação nutricional (alimentação saudável e índice de massa corpórea), prevenção do câncer de pele, orientações sobre uso correto de medicamentos, avaliação física, fisioterapia do dia a dia, aula de zumba, orientação sobre doação de sangue e oficina de mastigação.

O evento também proporcionou atividades de cidadania, como a emissão de RG pelo Instituto de Identificação da Polícia Civil da Secretaria de Segurança Pública, Passaporte do Idoso e Passe Livre para Pessoas com Deficiência pela Secretaria Cidadã, encaminhamento aos direitos, Bolsa Família e acesso ao conversor digital pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), conscientização para as crianças sobre os riscos do trânsito com o Detran-GO, blitz para orientação dos motoristas com o programa PARE do Hugol e curso de informática básica e orçamento familiar pelas equipes de Tecnologia da Informação e Orçamento do hospital.

Também foram realizados cortes de cabelo masculino e feminino, adulto e infantil, curso de tranças, design de sobrancelhas e a quadra coberta do colégio ficou recheada de brinquedos infláveis, piscina de bolinhas e outros, além de pipoca e algodão-doce durante todo o evento. O acesso a essas atividades era concedido após o participante passar das demais ações, garantindo que a educação em saúde fosse realizada com todos.

O evento contou com o apoio de mais de 200 voluntários, dentre colaboradores do hospital, acadêmicos da área da saúde e profissionais das empresas e instituições parceiras. Para Bárbara Oliveira Siqueira, acadêmica de Biomedicina da PUC-GO, “o Hugol ofereceu uma ótima oportunidade para vivermos a experiência prática da nossa formação”. Já o aluno de Farmácia Marcelo Henrique Barbosa Zago entende que essas ações sociais são importantes para a formação dos acadêmicos que foram voluntários, mas principalmente para os participantes, moradores da Região Noroeste, que foram beneficiados com as atividades oferecidas.

 

Veja Também

José Eliton lança programa para a Pessoa com Deficiência e Carteira de Identificação do Autista

“Pela primeira vez, nosso estado cria condição efetiva de participação das entidades. Isso nos dá ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *