Home / Política / ELEIÇÕES 2018 / Três em cada quatro eleitores temem ser influenciados por Fake News
.

Três em cada quatro eleitores temem ser influenciados por Fake News

De acordo com  divulgada hoje (3) pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), três quartos dos eleitores estão preocupados com as notícias falsas da Internet e como elas podem influenciar nas eleições 2018. Ter o voto influenciado por fake news é uma preocupação de 75% dos eleitores,

Segundo matéria publicada pelo O Globo as fake news estão se multiplicando nas redes sociais na última semana antes do 1º turno das eleições. Desde sábado, dia 29 de setembro, a equipe de checagem do grupo Globo teve que desmentir 11 mensagens de grande repercussão que não refletiam a verdade.

No Facebook, por exemplo, 35 publicações falsas foram compartilhadas quase 400 mil vezes, atingindo milhões de eleitores. O Globo ressalta a importância de checar as notícias para evitar o compartilhamento de fake news que possam influenciar no processo eleitoral. “Distribuição de fake news dispara na reta final”, revela o título principal do Globo.

Uma recente pesquisa da empresa Ipsos mostrou que em um universo de 27 países, o Brasil é o que tem o maior número de pessoas (62%) que já acreditaram em uma notícia que, na verdade, era boato.

Seguindo os brasileiros no ranking dos enganados estão árabes e sul-coreanos (ambos com 58%), peruanos e espanhóis (57%), chineses (56%) e suecos, indianos e poloneses (55%). Os dados são da pesquisa “Global Advisor: Fake News, Filter Bubbles, Post-Truth and Trust”, da empresa Ipsos, divulgada nesta semana.

 

Veja Também

Secretaria de Governo tem novo titular

  A mudança de secretário ocorre pouco menos de três meses antes do término da ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *