Home / Nossa Vida / UTI do Hugo está entre as mais modernas do País
.

UTI do Hugo está entre as mais modernas do País

Com equipamentos de última geração e tecnologia de ponta, UTI se iguala ao padrão de qualidade de hospitais como Albert Einstein e Sírio-Libanês

 

Camas elétricas, televisões de LED, respiradores e monitores de última geração. Estes são alguns dos equipamentos que compõem os leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) 2 do Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo). A infraestrutura moderna, aliada a uma logística otimizada de atendimento garantem aos usuários da unidade de saúde uma assistência diferenciada, semelhante à prestada pelos melhores e mais modernos hospitais particulares do Brasil, a exemplo do Sírio-Libanês e do Israelita Albert Einstein, ambos localizados na capital paulista. O Hugo conta atualmente com 58 leitos de UTI. 

Os internos da UTI 2 contam com um espaço mais humanizado, menos artificial e mais confortável. Entre os diferenciais, todos os leitos da unidade têm pontos de hemodiálise, camas elétricas, televisões de LED com programação convencional e som direcionado e individualizado por cama. Os fones de ouvido são descartados e trocados na hora da alta médica. As janelas de blindex proporcionam o contato dos pacientes com a luz do dia, o que auxilia na recuperação. Os leitos também são separados entre si por cortinas, o que garante mais privacidade ao paciente na hora do banho ou de determinados procedimentos.

Os equipamentos técnicos são os mais modernos que existem no mercado para monitorização cardíaca e hemodinâmica. Os ventiladores para a respiração mecânica dispõem de módulos não invasivos, que proporcionam um suporte ventilatório sem a necessidade da intubação – procedimento de colocação de uma prótese na traqueia do paciente para auxiliar na respiração.

Dos 20 leitos, dois são destinados a pacientes que necessitam de isolamento, tanto o de contato como o respiratório, o que previne a transmissibilidade de agentes multirresistentes, a exemplo da H1N1, gripe A, tuberculose, entre outros. Estes leitos possuem anticâmaras, destinadas a evitar que haja a contaminação do ar do isolamento com o ar da UTI; além de banheiros exclusivos, como preconiza as normativas nacionais.

A UTI oferece ainda quatro leitos conforto separados por blindex, que contam com poltrona destinada a acompanhantes, em casos que requerem este acompanhamento para uma melhor recuperação do paciente grave. Para completar, a unidade dispõe de duas centrais de monitoramento dos pacientes que permitem o acompanhamento simultâneo de todos leitos pela equipe, dentro da estação de trabalho situada no centro do ambiente.

O bem-estar e o conforto do funcionário também são privilegiados. A UTI tem quartos separados por sexo e com armários individuais para guardar pertences; banheiros individuais feminino e masculino; ampla copa com pias, geladeiras, micro-ondas, mesas, cadeiras. Ainda, salas para os coordenadores da UTI, que são dois médicos titulados em terapia intensiva, e uma enfermeira especialista na área.

O titular da Secretaria de Estado da Saúde, Leonardo Vilela, visitou as instalações e frisou que “esta infraestrutura proporciona à população de Goiás uma assistência com padrão de qualidade internacional, mas totalmente vinculada ao Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirmou. “Esta e outras benfeitorias realizadas no Hugo, comprovam que os pacientes podem ter uma assistência de qualidade em hospital público”, pontua Ciro Ricardo Pires de Castro, diretor Geral do Hugo. 

⇔ “Para mim esta UTI é um marco na história do Hugo e do atendimento a pacientes críticos, politraumatizado de Goiás. O serviço prestado aqui representa um avanço importante na terapia intensiva realizada no Estado, colocando esta prática no nível dos grandes e melhores hospitais particulares do Brasil”, comemora o médico intensivista Alexandre Amaral, coordenador da UTI 2 do Hugo.

 

 

Veja Também

Governador José Eliton lança o Embarque Seguro, anuncia promoções na PM e concurso para delegados

Ações implantadas pelo governador José Eliton visam proporcionar mais segurança no transporte coletivo. Principais terminais ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *