Home / Notícias e Destaques / Vereador pede convocação de possíveis articuladores externos para a formação das comissões da Câmara
.

Vereador pede convocação de possíveis articuladores externos para a formação das comissões da Câmara

Foto: Câmara Municipal de Goiânia

O vereador Jorge Kajuru (PRP) apresentou, na primeira reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), na manhã desta quarta (15), um requerimento para que a CCJ convidasse Wladimir Garcêz e Leopoldo Veiga Jardim a fim de esclarecer perante a comissão as respectivas participações, articulações no dia da constituição das comissões.

O objetivo é tornar transparente o jogo de interesses que possa ter ocorrido nos bastidores, diz o texto. O requerimento foi rejeitado pela maioria que defendeu o chamamento dos dois cidadãos para falar em plenário e não na comissão, o que foi feito logo a seguir na sessão ordinária.

Nesta primeira reunião da CCJ, presidida por Sabrina  Garcêz (PMB), ainda foram analisados diversos vetos do Executivo a matérias aprovadas nos últimos meses da última legislatura. A comissão manteve a maioria dos vetos, já que, segundo o Executivo,  continham vício de iniciativa ou gerariam despesas ao erário municipal não previstas no orçamento anual.

Foi derrubado veto a emenda da vereadora Cristina Lopes (PSDB) que o plenário aprovou no ano passado à composição do Conselho Municipal de Educação. A parlamentar apresentou a emenda, a pedido dos servidores da área, para que a indicação dos membros do Conselho fosse uma prerrogativa dos cidadãos envolvidos com as atividades do conselho e não do chefe do poder Executivo.

A comissão ouviu o professor Alberto Ribeiro, da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme). Ele afirmou que somente em Goiânia o conselho depende da vontade política do prefeito. Ele explicou que o Conselho é uma entidade de Estado e não de Governo e por isso seus membros precisam ter autonomia e um trabalho contínuo. A emenda aprovada e que foi vetada corrigia a indicação do Executivo na composição do Conselho.

Estiveram presentes, além da presidente, os vereadores Tiãozinho Porto (Pros), Delegado Eduardo Prado (PV), Priscilla Tejota (PSD), Paulo Magalhães (PSD), Wellington Peixoto (PMDB), Jorge Kajuru (PRP) e Juarez Lopes (PRTB).

 

Veja Também

Serpes/O Popular: Marconi Perillo e Lúcia Vânia estão tecnicamente empatados

Pesquisa mostra o tucano com 15,5% e a pessebista com 14,2% na disputa ao Senado. ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *